Gato- garoto que dentro do possível, anda sempre elegante. É conquistador, vive no meio das prostitutas e se envolve com uma delas, passando a ser seu amante ainda muito novo.
Pirulito- menino magro, alto e com aspecto frágil. Único apegado a Deus e aos santos, por isso procura evitar participar de certos atos cometidos pelo grupo. Ao final da narrativa torna-se frade com a ajuda do padre José Pedro.
João Grande- negro grande e forte, de bom coração,entrou aos 9 anos para os Capitães da Areia. É muito próximo a Pedro Bala e ao Professor.
Volta Seca- afilhado de Lampião, odiava as autoridades e desejava se tornar cangaceiro com seu padrinho. Ao final da narrativa ele se junta a Lampião se tornando um dos mais cruéis e temidos cangaceiros. É preso e julgado por algumas mortes.
Dora- Com aproximadamente 14 anos, após a morte dos pais entra para os Capitães de Areia levando consigo seu irmão mais novo. Loira, bonita, dócil, com o corpo se transformando em mulher, acaba despertando o desejo de muitos meninos. Mas após um tempo se torna a figura materna para eles. Pedro Bala se apaixona por ela, e também o professor, mas ela se torna "noiva" de Pedro Bala. Morre antes do final da narrativa.
Padre José Pedro- religioso que se aproxima dos meninos no intuito de ajudá-los e tirá-los desta vida. Desta forma contraria muitas vezes as leis e a moral estabelecidas pela sociedade e pela igreja.
Don'Aninha- mãe de santo, amiga e protetora dos Capitães.
João Adão- estivador negro e forte, antigo grevista, era amigo do pai de Pedro Bala. Possui bastante influência nas reflexões e decisões de Bala.
Querido-de-Deus- capoeirista e saveirista, amigo dos Capitães.
Dalva-prostituta e amante de gato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário